Protocolos de segurança de Email

O aspecto mais importante relacionado a segurança de emails é a proteção dos dados de login, senha e do conteúdo das mensagens. Os riscos de segurança são grandes na transmissão de dados, especialmente nas redes móveis e sem fios. Por isto, recomenda-se usar criptografia no envio dos emails. Isto pode ser conseguido usando:

Protocolo SMTP seguro (SMTPs) - Este protocolo criptografa a comunicação de saída para o servidor de email remoto. Veja como configurar o SMTPs nos clientes de email Outlook, Outlook Express, Thunderbird e Mac Mail.

Protocolo IMAP seguro (IMAPs) - Ela é usada para criptografar a comunicação de entrada do servidor de correio remota. Veja como configurar o IMAPs nos clientes de email Outlook, Outlook Express, Thunderbird e Mac Mail.

Protocolo POP3 seguro (POP3S) - Ele também é usado para criptografar a comunicação de entrada do servidor de correio remota. Verifique estas instruções sobre como ativá-lo no Outlook, Outlook Express, Thunderbird e Mac Mail.

Nota: A diferença entre IMAPs e pop3s é o mesma que para os protocolos padrão POP3 e IMAP. O IMAPs deixa as mensagens no servidor. É mais rápido porque não faz o download de toda a mensagem, apenas os seus cabeçalhos são baixados. Além disso, é preferido em termos de confiabilidade. Quando seu computador local trava seus emails não serão perdidos se estiver usando o IMAPs. Por outro lado, o pop3s transfere toda a mensagem e a armazena localmente. É por isso que é mais lento e menos confiável.

Protocolo HTTP seguro (seguro HTTPS) - É adequado para a verificação de seu webmail. Normalmente, ele está disponível numa URL semelhante a https://seudominio.com.br/webmail.

Outra coisa a saber sobre a segurança de emails é a forma de combater o spam (e-mail não solicitado) e vírus. Abaixo estão algumas dicas sobre este assunto:

Certifique-se de ter um programa antivírus sempre atualizado.

Atualize seu cliente de email para uma versão mais recente. Se tiver problemas atualizando seu cliente de email atual, experimente clientes gratuitos como o Thunderbird. Muitos vírus são direcionados contra clientes de email desatualizados.

Não abra anexos suspeitos, mesmo que o remetente pode parecer familiar.

Evite assinar newsletters ou coisas semelhantes. Isso geralmente resulta em um aumento do número de mensagens de spam em sua caixa de entrada.

Proteja o seu domínio de ser falsificado por spammers usando um registro SPF. E-mail spoofing vai fazer você receber recuperou mensagens que você não enviou.