Hospedagem de Site em Servidores Linux

1 INTRODUÇÃO

Servidores Web foram desenvolvidos para rodar em computadores de hospedagem de sites que possuam sistemas operacionais Linux, Unix ou mesmo no Windows. Praticamente todos os sites que acessamos buscam no servidor Apache o conteúdo que é mostrado na tela. O Apache é hoje um dos mais seguros programas desenvolvidos para ambientes TCP/IP e que mantém em operação muitas das”homepages” e sites do mundo. Mostraremos como baixar, instalar, configurar e colocar em funcionamento um servidor de hospedagem web em Linux.

1.1 Tema

Projeto de instalação de um servidor WEB em Linux.

1.2 Objetivo

1.2.1 Geral

Objetivo é demonstrar instalação e configuração de um servidor WEB em Linux, demonstrando que é possível construir um, com baixo custo e um ótimo desempenho. A importância de ter um servidor web local, para testes e desenvolvimento de páginas PHP.

1.2.2 Específicos

• Instalação do Apache

• Instalar um servidor WEB para rodar páginas localmente, dando permissão aos usuários para visualizarem páginas internas, e para testes e desenvolvimento de páginas PHP.

• Instalação do PHP

• Instalação do gerenciador de banco de dados MySQL

1.3 Delimitações

Disponibilizar a página da empresa em maquina interna, economia de banda, ou disponibilizar documentos diversos, tutoriais, instruções, normas da empresa e etc. Baixar arquivos e disponibilizar internamente, grande economia de banda, download interno muito rápido, separação destes arquivos com o do servidor de arquivos, proteção contra vírus quando acessado por estações Windows, evita que usuários fiquem navegando na net a procura do pacote e outras vantagens.

1.4 Justificativa

É um tema que tínhamos interesse em adquirir mais conhecimento, pois trabalhamos com aplicações que necessitam desse tipo de servidor para serem testadas.

2 Ubuntu

2.1 Vantagens na utilização

É um Sistema Operacional super seguro - Não precisa de Firewall ou antivírus. Para adquiri-lo pode fazer download ou preencher um formulário no próprio website: “ http://www.ubuntu.com “ solicitando um cd de instalação do sistema operacional. Em alguns dias o cd chegara em sua casa, e o que é melhor sem custo nenhum.

- Comunidade, que é muito útil quando houver dúvidas. Fóruns, mailing-lists, blogs, websites de tutoriais.

- Apresenta um excelente suporte a língua portuguesa do Brasil.

- Atualizações: enquanto que em outros sistemas operacionais os Updates podem ser mensalmente, no Ubuntu, diariamente.

2.1.1 Desvantagens

Para designers e webdesigners, os programas de edição de imagem e editores de programação ainda são muito limitados. Os mais utilizados por exemplo os da Adobe, Macromedia flash, fireworks, dreamweaver, photoshop não estão disponíveis para linux. A solução seria usar um emulador, por exemplo o wine para emular tais programas, porém o desempenho não é tão eficaz. Ref.( http://www.blog.nonsensebb.com/2007/09/08/dicas-para-um-recem-chegado-ao-ubuntu/)

2.2 Servidor Apache

Visão Geral

O servidor Apache é utilizado no mundo todo, como servidor de páginas e hospedagem de sites Linux para internet, ou servidor Web para acesso restrito e estações de rede interna. Possui alto nível de personalização, confiabilidade, portabilidade, fornece o código-fonte completo. Também pode ser executado em diferentes plataformas, e não possui licenças restritivas. Resultando em excelente desempenho e baixo custo. O acesso é feito pela porta 80. Ao contrário do que acontecia no Apache 1.3.x, onde bastava configurar o arquivo httpd.conf com todas as diretivas desejadas e o servidor estava no ar, com a implementação das MPM (Multi-Processing Module / Módulo de multi-processamento), desde a versão 2.0 o Apache ficou mais versátil e subdividiu seus arquivos de configuração da seguinte maneira:

No /etc/apache2:

default_server.conf

listen.conf

server-tuning.conf

httpd.conf

ssl-global.conf

uid.conf

No /etc/apache2/vhost.d:

vhost.template

No /etc/apache2/conf.d colocar configurações para os servidores específicos de determinado site. Por default ele estará vazio ao instalar o Apache 2.2. O diretório /etc/apache2/sysconfig.d é o "X" da questão. Todos os arquivos contidos nele foram criados automaticamente quando o Apache foi instalado e rodou o script "rcapache".

Na continuação do artigo: Instalação do Apache.

Leia mais ARTIGOS SOBRE HOSPEDAGEM DE SITES...